Realidades, Disponível em Cosmogenealogia IV, tópico 18

- Realidades

                                               São Paulo, 16 de Outubro de 2025

                Não adianta a realidade aparecer real como ele é para você, se você é daltônico, vai ver as cores erradas. A culpa não é da realidade, ela é como ela é. O problema é seu, a forma com você vê, como filtra a realidade a sua volta. Por fim a realidade real é aquela que ficou gravada em você, à parte da realidade primeira, que embora sendo original, já foi processada por você e já foi descartada. O que sobrou de realidade real foi a sua realidade já filtrada e traduzida pelo seu entendimento. Assim podemos pensar quantos níveis existem de uma mesma realidade, fato, acontecimento? Talvez tantos quantos sejam os indivíduos que com ela se depararam.

                Nesses tempos de agora, com a mídia surtada, pululando em diversos meios e formas, uma mesma realidade, fato, acontecimento é narrado, exposta, já com o filtro do expositor. E aí você vê e vai aplicar o seu próprio filtro. Ao final você tem N versões sobre o mesmo fato e tem que acreditar em quem, ou qual versão? Isso é uma loucura, tempos doidos esse que vivemos. Porém, ao final, é isso mesmo, cada qual com sua loucura, cada qual no seu quadrado, cada qual na sua trincheira e ideologia preferidas. Existem as narrativas já prontas nessa ou naquela orientação, praticamente mastigada para você. Geralmente você já a engole sem pensar porque já vem coberta com aquele creme que é o seu preferido. Então, ao final, é um processo muito cômodo, porque é difícil pensar por si só.

Dá muito trabalho desconfiar de tais narrativas já prontas, ou ainda ponderar sobre as mais diversas vertentes e tentar abstrair alguma lógica que seja a sua própria. Digamos que até você se proponha a fazer isso, botando alguma dose de coragem e disposição. Porém você vai perceber na sequencia que essa sua iniciativa tem um custo muito alto, te isolou; te levou a um patamar onde possivelmente você estará sozinho. Não quer dizer que você esteja errado. Mas é certo que você vai ser discriminado. Ficar sozinho é perigoso. Olha o comportamento de bando, de matilha. É mais conveniente estar cercado de pessoas que pensam como você pensa. Vejamos até onde sua coragem o sustenta ali, sozinho. Mais provável que aconteça é que você venda sua alma, se entregue, se renda ao bando e seja reintegrado à normalidade da sociedade, que a esse ponto e momento, já está toda esfacelada, dividida, estamos todos selados e marcados.

                Quem será o joio e quem será o trigo? As verdades agora têm dois lados e você pode escolher o seu lado sem problemas. O problema é o outro lado, mas aí é problema deles, você está do lado de cá. Porém isso, reciprocamente. Então aparecem aqueles em cima do muro e dizem:  ‘Ai, com tanta gente falando coisa diferente deste mesmo assunto, que eu não sei em quem acreditar.’ Aí vem aquela alma caridosa e gentil e explica assim:  ‘Olha, você tem que sentir se aquela mensagem faz sentido para você. Veja se a mensagem quer incutir medo, trazer pânico. Veja se a mensagem vai ressoar em seu coração.’

                Aqui vai uma porção de coraçõezinhos para essa alma caridosa. Mas a verdade é que isso também não serve, não cola. O trevoso, o que vibra no mal, só vai reconhecer como certo as ideias correlatas que vão nesse sentido, é isso que ressoa no seu coração. Ele está impermeável a qualquer outra realidade diversa dessa. Os dois polos não conversam mais. Ambos estão ilhados por si, por suas naturezas e semelhanças. Tipo assim, água e óleo. Não tem jeito mais, é assim e está assim.

                Para o bem ou para o mal, as escolhas já foram feitas e quem está em cima do muro vai descer. E toda a probabilidade é que ele desça para o outro lado, não o seu. Esses, os de cima do muro, são os frívolos, os mornos, a qual o João, no seu livro do Apocalipse, se referiu. ‘Antes fosse frio ou quente, já que é morno, vomitar-te-ei de minha boca.’

Apocalipse (3:15-16):

15 Conheço as tuas obras, sei que não és frio nem quente. Antes fosses frio ou quente!

16 E, por este motivo, porque és morno, não és frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.

 

                Não há o que tergiversar, enquanto nos tratam com carícias e coraçõezinhos, do outro lado tem alguém nos esperando com uma foice. A nossa cabeça vai tombar, tomara que para o lado certo. De qual lado estará Jesus?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momento Neo, Disponível em Cosmogenealogia IV, tópico 34

Anjo do Senhor, Disponível em Cosmogenealogia IV, tópico 27

Ode ao Povo Lusitano - Disponível em Cosmogenealogia III, tópico 15.