O drama do Teatro da Vida, Disponível em Cosmogenealogia IV, tópico 33

 

O drama do Teatro da Vida

                                                               São Paulo, 03 de Julho de 2025

 

A vida simula uma realidade, mas esta realidade não pode ser fictícia?

Você vai ao teatro assistir a uma peça fictícia, todo cenário montado e a estória encenada por atores. Tudo ficção. Mas você é real e está lá assistindo e recebendo informações e impressões intelectuais e emocionais, que vão fazer parte do teu repertório espiritual real. Esse entendimento obtido ali será parte de você, e você é um ser real, intelecto e emoção.

Assim o que é real, no exterior, é relativo, pois há inúmeras peças de teatro sendo exibidas ao mesmo tempo, mas você não está presente em todos os teatros ao mesmo tempo. Assim, um espetáculo por vez, uma vida por vez, um ensinamento por vez, vai tecendo a trama da realidade que vamos incorporando paulatinamente em nós mesmos.

Assim, cada um, por sua vez, está vivendo o drama da sua vida a se desenrolar à sua frente, travestido de realidade. Considerando ainda que uma mesma peça de teatro, um mesmo cenário, pode ensejar múltiplas perspectivas em cada expectador individualmente, porque cada um faz a sua própria leitura, de acordo com suas conveniências, tendências, intelecto e emoção. E está tudo certo nisso, não somos robôs, cada um, um universo em si mesmo.

Quando eu era moleque, adolescente, jovem adulto, tinha sempre uma frase insistente em minha mente: ‘Se você falhar, a humanidade toda irá falhar.’ O que isso quer dizer? Que eu vou salvar a humanidade, pois toda ela depende de mim? Claro que não, ridículo isso. Por fim compreendi que a vida, nossa vida, de cada um, de todos, consiste em um teatro vivo, um cenário previamente montado para cada um, e todo esse escopo, essa produção monumental, visa somente, e por fim, te induzir ou conduzir a uma realidade necessária para nossa vida atual, para que tiremos dela toda a representação intelectual, moral e emocional, necessárias para equipar o nosso estofo vivo, nosso espírito, sempre abastecendo nossa sabedoria incorrompida e que só cresce e se amplia cada vez mais. E nisso se cumpre um mandato divino, uma lei inexorável e imutável, a lei da Evolução e do Progresso. Para que se cumpra em nós o ideário da criatura divina que somos todos, sem exceção.

Por fim, podemos concluir, que no Teatro da Vida, somos o mesmo tempo expectadores da nossa vida, no cenário do nosso cotidiano ao redor, bem como somos atores encenando uma outra peça para cujos outros expectadores, e assim sucessivamente, numa trama cósmica paradoxal, tão intrincada e perfeita, que podemos suspeitar tratar-se de uma obra divina, cujo autor pode assinar como sendo o próprio Deus. Findo cada peça, nos despojamos da personagem, estamos nus diante da Vida, a mercê do Destino para o próximo Teatro.

Assim faz sentido compreender essa frase, cada um sempre será concitado a desempenhar o seu melhor papel dentro do Teatro da Humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momento Neo, Disponível em Cosmogenealogia IV, tópico 34

Anjo do Senhor, Disponível em Cosmogenealogia IV, tópico 27

Ode ao Povo Lusitano - Disponível em Cosmogenealogia III, tópico 15.